PROJETO

ANÁLISE DA CADEIA PRODUTIVA DOS MATERIAIS RECICLÁVEIS NO BRASIL

VOLTAR

O projeto teve como objetivo conhecer a cadeia produtiva da reciclagem dos resíduos sólidos urbanos no Brasil visando compreender e apontar gargalos da cadeia produtiva de reciclagem do papel - papel branco, papel misto, papelão tipo 1 e 2, jornal, revista e dos principais plásticos utilizados em embalagens (Polietileno de Alta Densidade - PEAD, Polietileno de Baixa Densidade – PEBD, Polipropileno - PP, Polietileno Tereftalato - PET e Poliestireno – PS) no Brasil,  identificando os atores participantes destas cadeias e inferindo níveis de rentabilidade possíveis em cada um dos elos.

Por meio da pesquisa foi possível  ampliar o conhecimento sobre as possibilidades de novos negócios e de novos parceiros na cadeia produtiva da reciclagem de resíduos sólidos, visando o seu fortalecimento. Também tem sido possível se discutir de forma mais embasada os limites de ampliação de geração de renda dos catadores e da sustentabilidade econômica de seus empreendimentos (Associações e Cooperativas - AC ́s), e formas de manter os catadores de materiais recicláveis integrados nas políticas públicas de gestão de resíduos sólidos e reciclagem.

As informações obtidas vêm sendo utilizadas como subsídio à tomada de decisões estratégicas relativas ao investimento de recursos financeiros e materiais na estruturação da ação dos catadores, tendo sido utilizadas, por exemplo, quando da discussão e formatação do Projeto Cataforte III, programa de apoio à organização dos catadores de materiais recicláveis no Brasil, de iniciativa do Governo Federal.

O projeto teve o apoio da Fundação Banco do Brasil (FBB), a qual por meio de convênio nº 9.263/de 31/12/2010 cobriu os custos das atividades desenvolvidas pelo Instituto Sustentar para realizar o estudo. O projeto contou com a parceria do do Núcleo ALTERNATIVAS DE PRODUÇÃO, da Escola de Engenharia da UFMG, cujos pesquisadores associados colaboraram com a pesquisa de campo. E, também do MNCR- Movimento Nacional de Catadores de Materiais Recicláveis, por meio de sua seção em Minas Gerais, que forneceu contatos de catadores e ACs em todo o Brasil, os quais participaram como informantes-chave na pesquisa.

O projeto foi iniciado em julho de 2011 e finalizado em julho de 2013  e para levantamento de dados foram visitados um total de 69 empreendimentos da cadeia produtiva da reciclagem de plásticos e papel (empresas, associações e cooperativas de catadores de materiais recicláveis e instituições representaivas do setores de produção de papel e plástico)  nos Estados do  Acre, Amazonas, Ceará,  Mato Grosso, Minas Gerais, Pernambuco, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo.

Os resultados da pesquisa foram apresentados e discutidos em diferentes espaços e com diferentes atores, dentre eles:

1.   Seminário promovido pelo COEP/MG, realizado no Auditório do BDMG, Belo Horizonte/MG, onde proferimos palestra Panorama da Cadeia Produtiva dos Recicláveis no Brasil, em 06/11/2013.

2.   Debate “Panorama da Cadeia Produtiva dos Recicláveis no Brasil e estratégias de fomento da Cadeia em Minas Gerais”, promovido pela FEAM /MG com presença de representantes da FEAM e do INDI/MG, em 22/11/2013, na sede da FEAM, Centro Administrativo do Governo de Minas Gerais.

3.   Expocatadores 2013, evento realizado na Expocenternorte em São Paulo/SP,promovido pelo MNCR – Movimento Nacional de Catadores de Materiais Recicláveis, palestra e debate em painel “Mercado da Reciclagem no Brasil e Desafios para Promoção de Negócios Sustentáveis”realizado em 19/12/2013.

4.   Seminário das Redes de Associações e Cooperativas de Catadores  dos Estados de Minas Gerais, Espírito Santo e Amazonas, evento organizado pelo INSEA – Instituto Nenuca de Desenvolvimento Sustentável, realizado em  Belo Horizonte/MG, palestra “O mercado da reciclagem no Brasil – desafios e oportunidades para as redes regionais” no painel  “RECICLAGEM POPULAR: PELO FIM DAS DESIGUALDADES NA CADEIA DA RECICLAGEM”, proferida em 08/04/2014.

5.   Apresentação e debate do artigo “A reciclagem dos resíduos sólidos no Brasil: desafios e oportunidades” em 07/08/2013, durante o XI Seminário de Resíduos Sólidos promovido pela ABES- Associação Brasileira de Engenharia Sanitária, realizado em Brasília/DF.

6.   Apresentação e debate do artigo “RECYCLING OF MUNICIPAL SOLID WASTE IN BRAZIL: CHALLENGES AND OPPORTUNITIES FOR EXPANSION”, em 09/09/2014, durante o Congresso Mundial de Resíduos Sólidos –ISWA 2014 Congress, promovido pela ISWA- International Solid Waste Association, em São Paulo/SP.

7.   Realização de oficina com representantes de redes solidárias de empreendimentos de catadores (Cataunidos/MG, Catasampa/SP, Cataparaná/PR) e representante da fábrica ocupada Flaskô, de São Paulo para discussão dos desafios e oportunidades para comercialização de recicláveis no Brasil, durante a Expocatadores 2014, realizada nos dias 01, 02 e 03 de dezembro de 2014, no Parque de Exposições do Anhembi,  em São Paulo/SP.

 

Relatório completo da pesquisa, impresso e em meio digital, foi entregue à Fundação Banco do Brasil e  sempre que requisitado os resultados têm sido disponibilizados aos catadores e seus apoiadores para subsídio a projetos ou estudos.

Resumo das palestras podem ser encontradas nos links abaixo:

Panorama_Cadeia_Reciclaveis_COEP_MG
Panorama_Cadeia_Reciclaveis_EXPOCAT
Panorama_Cadeia_Reciclaveis_MG
Reciclagem_RSU_Brasil
Reciclagem_RSU_no_Brasil_ABES_2014
Recycling_of_municipal_solid_waste_in_Brasil
Recycling_Urban_Solid_Waste_in_Brazil