PROJETO

SUSTENTABILIDADE DE EMPREENDIMENTOS ECONÔMICOS SOLIDÁRIOS

VOLTAR

 

Sustentabilidade de empreendimentos econômicos solidários.

A sustentabilidade dos empreendimentos econômicos solidários depende de processos de produção e de trabalho e de estratégias de relacionamento em redes e em cadeias produtivas os quais não podem ser construídos apenas pela transposição das técnicas desenvolvidas para as empresas para os mesmos fins. É necessário construir uma base técnica apropriada às especificidades destes empreendimentos

Essa base técnica requer implicar os trabalhadores associados nesta construção, pois a tecnologia social de gestão da produção e do trabalho a ser desenvolvida tem a sua centralidade no trabalho. A construção de sistemas de trabalho e produção apropriados à manutenção e ao fortalecimento da autogestão e de processos de produção centrados no trabalho coletivo e cooperativo exige a associação de técnicos/pesquisadores e atores/trabalhadores numa mesma estratégia de ação e de pesquisa.

O projeto visa construir e implementar sistemas produtivos no âmbito da economia solidária em consonância com os princípios, necessidades e características daqueles que irão operá-los. Utiliza para isso a metodologia da pesquisa-ação e outras técnicas participativas tais como os métodos de análise do trabalho da ergonomia da atividade e técnicas de promoção da participação e mobilização de atores, utilizadas em diagnósticos sócio-ambientais e projetos de desenvolvimento local.